Bloqueio de Escritor - JM Trevisan

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Bloqueio de Escritor - JM Trevisan

Mensagem por Leishmaniose em Seg Set 12, 2011 2:33 am

Olá,

Esse foi um e-mail enviado pelo JM Trevisan (um dos grandes autores nacionais do RPG) para a lista de discussão "Área-RPG", falando sobre Bloqueio de Escritor, quando a "mente trava" e não se consegue escrever nada. Pois bem, como isso ocorre com a gente aqui no fórum, achei de bom tom trazer esse pequeno texto para que possa auxiliar aos que passam por esse terrível mal. Quem curtiu a dica e quiser ler mais material do Trevisan, ele possui um blog onde costuma publicar suas coisas, com direito a ter podcasts, para quem quiser ouvir. O link é:

http://www.doutorcarecalab.blogspot.com

Bonanças.

Atenciosamente,
Leishmaniose
=====================

Meu bloqueio de escritor é seletivo (notas no blog? sem problema. Textos curtos dando opinião sobre algo? Fácil. Ficção? Contos? Qualquer coisa relacionada a RPG? No way) e está diretamente ligado aos incidentes de 2005.

De qualquer modo, tem algumas táticas que costumam funcionar. Tanto o Stephen King quanto o Neil Gaiman sugerem que você escreva qualquer coisa. A pior m**** no bloqueio é que seu indice de auto-crítica sobe até a extratosfera. Ou seja: não só você não consegue escrever como acha um lixo tudo o que escreve. O lance aqui é escrever mesmo assim. Você vai se odiar, vai saber que o texto não presta, mas vai ter que continuar até onde aguentar. Depois disso feche o arquivo e esqueça dele por uns dois dias. Passado o período, abra o desgraçado de novo e leia. Vai ser muito mais fácil corrigir algo ruim e transformar em algo que preste do que tentar criar uma obra de arte do nada em condições adversas.

Um outro método que eu meio que criei na época me que dava aula de histórias em quadrinhos é o de fazer listas. Pegue uma folha de papel (pode ser um arquivo de word, mas papel e caneta são mais aconselháveis) , foque no tema do que você precisa escrever e comece a anotar coisas que tenham a ver com isso, uma por linha. O segredo é não pensar, não se censurar. Anote tudo o que vier na cabeça (vejamos...o tema é faroeste? La vai: um xerife, uma prostituta, um negro na lavoura, uma mulher e dois filhos, uma pistola de prata, chuva, carruagem que voa, monóculo, espingarda sagra, o homem sem nome, sobretudo preto, jogo de pôker com o demônio, roleta, uma festa no saloon, o pianista enfeitiçado, balas feitas de almas, duelo de crianças... e por aí vai). Feito isso, pegue sua lista e risque as coisas nitidamente estúpidas. Veja o que sobrou e faça seu texto a partir daí. Parece besta, mas funciona.

Cheers!

T.



_________________
"Se o Destino for mesmo um Moinho...
Nós somos os grãos esmagados em seu mover."



"Se não posso proteger apenas estendendo a minha mão, desejo uma espada...
Um poder capaz de despedaçar o Destino deve ser como a lâmina de uma espada."


"Você encontra a Aventura
Ou a Aventura encontra Você".
avatar
Leishmaniose
Cachorro Quente
Cachorro Quente

Sagitário Cachorro
Mensagens : 1511
Data de inscrição : 29/09/2010
Idade : 34

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum