Lugar Nenhum - Glossário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Lugar Nenhum - Glossário

Mensagem por Leishmaniose em Qui Jul 02, 2015 2:53 am

Glossário

“É o conjunto dos hábitos lingüísticos que permitem a uma pessoa compreender e fazer-se compreender.”
(Ferdinand de Saussure, “Curso de Linguística Geral”)


Olá,

Lugar Nenhum possui muitos termos técnicos utilizados, tanto termos de jogo, termos técnicos de off-game, quanto termos de cenário, termos técnicos de on-game. O Glossário é uma lista que busca auxiliar na compreensão de tais termos, melhorando a experiência de jogo para todos no fórum.

Boa Ventura!

Atenciosamente,
Lugar Nenhum




Glossário Off

Board – O site em formato de Fórum em que se encontra o jogo do Lugar Nenhum.

Categoria – Uma seção do Board em que se encontram fóruns com mesma proposta.

Emoticon – Símbolo gráfico ou combinação de símbolos para representar algum conteúdo emocional.

Ficha de Personagem – A descrição das habilidades e talentos do personagem segundo o Sistema de regras, bem como de seus elementos narrativos.

Fórum – A seção do Board em que se encontram os tópicos relacionados ao tema/assunto do fórum.

Jogador – membro do fórum com um personagem registrado e ativo, que participa das histórias contadas no jogo.

Netiqueta – Etiqueta da internet, com regras de convívio social para usuários da internet.

Off – Abreviação de off-game, tudo referente ao que não ocorre na narrativa do jogo, mas fora dele envolvendo jogadores e elementos externos como regras.

On – Abreviação de on-game, tudo referente à narrativa do jogo, em jogo, envolvendo os personagens e as histórias.

Pontos de Escuridão – Locais em que valem as regras de encontros aleatórios, riscos de morte e outros elementos tradicionais de um RPG que não garante a segurança nem a vida dos personagens.

Pontos de Luz – Locais seguros para atividades sociais e interativas sem grandes riscos ou ameaças aos personagens.

Post – Seção da mensagem publicada com o conteúdo desejado: em off, a mensagem de um jogador para outro jogador ou referente a algum assunto do jogo; em on, a narrativa – no caso do personagem, suas impressões, ações e falas, no caso do mestre ou narrativa compartilhada, as descrições das cenas e seus elementos, além das ações de personagens não-jogadores.

Postagem – O mesmo que Post.

Sistema – conjunto de regras matemáticas que simulam probabilidade e leis do universo do jogo.

Staff – Membro responsável pela manutenção técnica e do respeito às regras sociais do Board.

Tópico – Seção com um conjunto de mensagens envolvendo um determinado assunto ou narrativa geralmente apresentado no título e descrição do tópico.




Glossário On

Abjuração – Ramo da magia que engloba magias de proteção e cura, utilizadas para prevenir, anular ou banir algum efeito mágico, comum ou criatura.

Divinação – Ramo da magia que engloba magias que capacitam o feiticeiro a aprender segredos há muito esquecidos, predizer o futuro através de presságios naturais ou intervenções do próprio feiticeiro e descobrir coisas escondidas ou disfarçadas por magia.

Aluno – Um feiticeiro que estude em uma Escola de Magia. No linguajar clássico, é conhecido como Aprendiz.

Comum – Ser que não possui ligação com a magia, usado principalmente para definir os humanos não-feiticeiros do Mundo Acima. Em alguns grupos e regiões é utilizado como termo pejorativo com conotação de incompetente, inútil ou burro. No linguajar clássico, é conhecido como Desencantado.

Conjuração – Ramo da magia que englobam magias que transportam algo (matérias ou itens) ou alguém (criaturas vivas ou poderes) de outro lugar para o local próximo ao que o feiticeiro se encontra. Também habilita a canalizar energia de outras dimensões.

Educador – Um feiticeiro que trabalha em uma Escola de Magia, seja como funcionário, professor ou administrador da escola.

Encantamento – Esse ramo da magia é composto por magias que lidam com a mente das pessoas, influenciando no comportamento ou manipulando emoções e pensamentos.

Evocação – Ramo da magia composto por magias que canalizam energia mágica para criar substâncias ou efeitos específicos, podendo depender da intervenção de algum poder superior (invocando) ou habilitando o feiticeiro a manipular diretamente a magia (evocando).

Familiar – Um animal com habilidades mágicas que atua como parceiro do feiticeiro.

Feiticeiro – Um magista que nasce com o dom de utilizar a energia mágica naturalmente. No Linguajar Clássico é conhecido como Encantado.

Feitiço – Uma magia realizada espontaneamente.

Guardião – Um espírito mágico cuja existência está ligada à vida de um feiticeiro. Em alguns lugares é tido apenas como um mito, ou um espírito mágico que em um pacto com um feiticeiro, passou a viver em um item mágico ou em seu familiar. Isso se deve ao fato de que a única forma de começar a ter uma boa interação com o guardião, é descobrindo seu nome verdadeiro. Até que isso aconteça, a única forma de conseguir que o guardião atue, é convocando-o com um feitiço de patrono. Eles tomam a forma de um animal, mas é comum que guardiões mais poderosos possam ter formas de animais lendários ou até humanóides.

Ilusão – Ramo da magia que contém magias para enganar os sentidos e a mente dos outros, fazendo com que vejam coisas que não estão lá, ouçam barulhos que não existem, ou lembrem-se de coisas que nunca aconteceram.

Varinha – Item Mágico utilizado para canalizar a energia mágica do feiticeiro. A maioria dos feiticeiros só consegue realizar magia utilizando uma varinha. Alguns poucos conseguem utilizar outro objeto encantado pela mesma magia de uma varinha e raros são os que conseguem lançar magia sem necessidade de uma. No Linguajar clássico é conhecido como Implemento.

Linhagem – Uma antiga família feiticeira que tem como herança genética um poder mágico como habilidade nata. As linhagens são divididas em clãs, cujos sobrenomes são derivadas ou fazem referência ao clã maior, fundador da Linhagem.

Magia – Habilidade de alterar a realidade utilizando-se de procedimentos ritualísticos aliados à força de vontade e energia mística do Feiticeiro.

Magista – Alguém capaz de utilizar a Magia.

Mundo Acima – O mundo da superfície, conhecido pela maioria das pessoas, habitado e povoado pelos Comuns.

Mundo Abaixo – O mundo invisível, o mundo mágico da atmosfera material. É usado para se referir a locais mágicos, ocultos aos comuns, onde vive a sociedade mágica dos feiticeiros.

Necromancia – Ramo da magia que lida com coisas mortas, com a energia da morte, com espíritos, com energias negativas e com a restituição de vida a cadáveres.

Ramo – Um grupo de magias de funcionamento similar. A magia é dividida em 8 ramos: Abjuração; Adivinhação; Conjuração; Encantamento; Evocação; Ilusão; Necromancia; Transmutação.

Ritual – Uma magia realizada usando tipos específicos de ingredientes e procedimentos padronizados.

Transmutação – esse ramo da magia engloba magias que possuem como principal função permitir ao feiticeiro realizar transmutações e transfigurações nas propriedades de alguma coisa, criatura ou condição existente.


_________________
"Se o Destino for mesmo um Moinho...
Nós somos os grãos esmagados em seu mover."



"Se não posso proteger apenas estendendo a minha mão, desejo uma espada...
Um poder capaz de despedaçar o Destino deve ser como a lâmina de uma espada."


"Você encontra a Aventura
Ou a Aventura encontra Você".
avatar
Leishmaniose
Cachorro Quente
Cachorro Quente

Sagitário Cachorro
Mensagens : 1511
Data de inscrição : 29/09/2010
Idade : 34

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum