Lugar Nenhum - Apoio

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Lugar Nenhum - Apoio

Mensagem por Leishmaniose em Qui Jul 02, 2015 2:56 am

Apoio

"Quando eu e você nos aproximamos, nasce um coração entre nós. Ou seja, o coração não fica dentro do corpo. Ele nasce entre duas pessoas, quando elas pensam e sentem algo uma pela outra. Eu acho que se o ser humano estivesse sozinho no mundo, não existiria coração.”
(Tito Kube, “Bleach”)


Olá,

Neste tópico serão abordados a criação de RP’s do estilo Sitcom, de Bases (os lugares vinculados aos personagens) e do Coadjuvante (NPC’s vinculados aos personagens).

RP Sitcom

O Lugar Nenhum é um fórum no estilo RP, conforme explicado melhor no tópico Series. Quando um jogador deseja criar uma nova história, ele cria um tópico novo, denominado RP, onde acontecerá toda a interação daquela história.

A descrição a ser utilizada na RP dependerá do foco da história: se a história se passará na varanda de uma casa, não é preciso haver a descrição do banheiro da casa – pelo menos não inicialmente, só aparecendo a descrição do banheiro se algum personagem desejar ir ao mesmo no meio da história. Os tópicos com a tag [espaço] no fórum Ambiente apresenta diversas descrições de localidades comuns nas ilhas, na cidade e no colégio, para consulta e uso dos jogadores. As descrições do Cenário não podem ser alteradas no uso em uma RP, exceto com uma boa justificativa em on-game. Neste caso, deve-se notificar ao pessoal da Administração, pois dependendo da justificativa seria o caso de se alterar a descrição oficial do lugar – bem como dependendo da forma como ocorre a alteração seria o caso de uma intervenção (explosões certamente chamariam algum funcionário ou alguém disposto a enfrentar quem as causou).

As RP’s podem ser classificadas em três estilos:

Sitcom: Corresponde às RP’s criadas pelos jogadores pra interagirem entre si em cenas de interpretação que têm como objetivo contar uma história cujo foco aborde situações ou fatos que sejam relevantes para eles. O Storyboard (tempo de postagem, participantes, aberta ou fechada, com rolagem ou sem rolagem, etc.) é combinado entre os participantes, podendo algum deles atuar como mestre, alguém que conduzirá a história, ou não.

Dramática: Corresponde a uma proposta de história feita por um mestre, que irá conduzir a história. O storyboard (tempo de postagem, estilo da história, número de participantes, tempo de inscrição, rolagem de dados ou não, etc.) é definido por ele e será criado um tópico de inscrição para que os interessados possam participar. Caso o jogador tenha interesse pela proposta realizada, basta apenas realizar a inscrição no tópico devido e esperar a aprovação do mestre que estará conduzindo a história.

Investigativa: Corresponde a uma proposta de história solicitada por um ou mais jogadores, e, caso haja interesse de um mestre de conduzir a história, a RP será criada. O storyboard (estilo, tempo de postagem, número de participantes, aberta ou fechada, rolagem de dados ou não, etc.) é definido pelo solicitante.

O tópico Séries trata das RP’s solicitadas, as Investigativas, além de apresentar o formulário utilizado também pelos mestres que querem contar uma história em uma RP Dramática. O presente tópico trata, portanto, das chamadas RP’s do estilo Sitcom.

Dos fóruns disponíveis para postagens, apenas os fóruns que forem pontos de escuridão não aceitam a criação de RP’s Sitcom – em tese, tais lugares são perigosos demais para que ocorram tais situações de interação sem riscos. Nos fóruns classificados como pontos de luz, você pode abrir uma RP Sitcom.

A abertura de uma RP Sitcom é bastante simples: Escolhe-se um dos envolvidos na história, caso haja mais de um, que abrirá o tópico. O tópico pode ser aberto com o uso próprio login do personagem envolvido na história – ao contrário dos Dramáticos, que o login do personagem a ser utilizado pelo mestre deve ser de um não envolvido na história. Ambos devem seguir as instruções abaixo:

Título: Um título para a RP.
Descrição: Data, Hora, Lugar e se é RP Fechada ou Aberta.

Uma RP é considerada aberta quando qualquer pessoa pode postar, entrando na história elaborada pelos envolvidos – casa haja inicialmente mais de um. Uma RP é considerada fechada quando somente um grupo de personagens pode participar da história, previamente especificados. Jogadores que desejem participar da RP e não tenham um personagem especificado inicialmente, independente da razão, devem falar com os envolvidos e caso não haja discordância por parte dos envolvidos, podem ser autorizados a participar do sitcom. Todo o acordo deve ser realizado fora do tópico e, no fim, deve-se editar o post inicial, incluindo o novo participante na listagem estabelecida.

No primeiro post do tópico, deve existir um Storyboard, um quadro-resumo no início da postagem, com as seguintes especificações:

Nome do Sitcom: o nome da RP, que é o mesmo do título.
Período ON: Data e hora do período que ocorrerá a RP, para evitar contradições.
Lugar: A ambientação (lugar, clima, etc.) que deseja pra RP.
Tempo de Postagem: Tempo mínimo e máximo de postagem – não é necessário, mas é interessante ser descrito pro caso de alguém desejar participar posteriormente ter noção se conseguiria acompanhar o ritmo ou não, além dos pros próprios envolvidos tomarem ciência da informação.
Participantes: Caso seja uma RP Fechada, especificar quem são os personagens participantes envolvidos. NPC’s devem estar com a palavra NPC entre parênteses ao lado do nome.
Síntese: Um resumo do post, de três a cinco linhas, pra consulta de quem está desejando saber um pouco mais sobre a história e não tem tempo pra acompanhá-la devidamente lendo todos os posts.

Código:
[quote][b]Nome do Sitcom:[/b] o nome da RP, que é o mesmo do título.
[b]Período ON:[/b] Data e hora do período que ocorrerá a RP, para evitar contradições.
[b]Lugar:[/b] A ambientação (lugar, clima, etc.) que deseja pra RP.
[b]Tempo de Postagem:[/b] Tempo mínimo e máximo de postagem – não é necessário, mas é interessante ser descrito pro caso de alguém desejar participar posteriormente ter noção se conseguiria acompanhar o ritmo ou não, além dos pros próprios envolvidos tomarem ciência da informação.
[b]Participantes:[/b] Caso seja uma RP Fechada, especificar quem são os personagens participantes envolvidos. NPC’s devem estar com a palavra NPC entre parênteses ao lado do nome.
[b]Síntese:[/b] Um resumo do post, de três a cinco linhas, pra consulta de quem está desejando saber um pouco mais sobre a história e não tem tempo pra acompanhá-la devidamente lendo todos os posts.[/quote]

Nas demais postagens, apenas a primeira, é preciso postar o seguinte quadro, no início do post:

Período ON: Data e hora do período que está ocorrendo a ação, para não ocorrer contradição. Preferencialmente não podendo ser o mesmo do post anterior, para se ter noção da passagem de tempo – mesmo que seja de apenas um minuto.
Síntese: Um resumo do post, de três a cinco linhas, pra consulta de quem está desejando saber um pouco mais sobre a história e não tem tempo pra acompanhá-la devidamente lendo todos os posts.

Código:
[quote][b]Período ON:[/b] Data e hora do período que está ocorrendo a ação, para não ocorrer contradição. Preferencialmente não podendo ser o mesmo do post anterior, para se ter noção da passagem de tempo – mesmo que seja de apenas um minuto.
[b]Síntese:[/b] Um resumo do post, de três a cinco linhas, pra consulta de quem está desejando saber um pouco mais sobre a história e não tem tempo pra acompanhá-la devidamente lendo todos os posts.[/quote]

Caso seja necessário o uso de rolagem de dados, é aconselhável utilizar o tópico Análise Técnica[/url] para consultas sobre rolagens e ações.

Base

Em Lugar Nenhum uma base nada mais é que um local que tenha vínculo com algum personagem do jogo. O vínculo é o que diferencia aquele lugar de um local comum, genérico, possuindo uma importância na história do personagem. Algumas vezes a base será tão importante que muitas das histórias envolvendo o personagem ocorrem naquele lugar. E dependendo da importância, pode ocorrer uma identificação tão grande que ao se pensar num personagem, se imagine ele naquela base. Por este motivo uma base não precisa necessariamente ser o quarto do personagem, a base pode ser o local de trabalho ou um lugar que seja bastante frequentado pelo personagem: a garçonete que é sempre vista na lanchonete em que trabalha, o velho senhor que joga xadrez todo dia em uma praça da cidade ou aquela criança que considera um playground o seu reino.

Cada personagem tem direito a listar um lugar como base gratuitamente, passando a ter um vínculo com o mesmo e tornando-o importante a ponto dele ter uma postagem com descrição própria no fórum Ambiente. É possível listar outros lugares como bases, desde que se pague um ponto de equipamento (conseguido através do feito Equipamentos) para cada base adicional. No caso de se citar outros lugares e não houver o gasto, ele passa a ser um lugar genérico.

Genérico: o lugar não possui vínculo com nenhum personagem ou com o cenário. A descrição deve ser sucinta, sem muitos detalhes, com no máximo 2 parágrafos, não podendo passar de 10 linhas por parágrafo. Possui 3 Aspectos.

Base: o lugar possui vínculo com um personagem ou com o cenário. A descrição pode ter, no máximo, 5 parágrafos, não podendo passar de 10 linhas por parágrafo, devendo ser objetiva para consultas. Possui 5 Aspectos.

É possível melhorar uma base utilizando-se de pontos de equipamento: para cada 1 ponto de Equipamento que o personagem utilize na sua base, ela recebe 2 Aspectos adicionais para o lugar e a possibilidade de um parágrafo adicional na descrição, não podendo passar de 10 linhas. Dois personagens ou mais que estabeleçam o mesmo lugar como base também melhora a base, como se fosse um ponto de equipamento por pessoa adicional. Lugares cujo vínculo é com o cenário não podem ser melhorados com pontos de Equipamento, a menos que se torne a base de um personagem e ele gaste seus pontos próprios no lugar.

A ficha de um lugar deve ser postada no fórum “Oficina” e conter as seguintes informações:

Título do Tópico: [espaço] Nome do lugar.
Descrição do Tópico: Base de [insira nome do personagem] (caso possua algum vínculo com um personagem) ou Genérico (caso não possua vínculo com personagens).



Nome do Lugar
Aspectos: Liste os aspectos referentes ao lugar.
Localização: Em que lugar do cenário está localizado.
Descrição: Descreva o lugar. Atente para a quantidade de parágrafos e linhas de acordo com o tipo de lugar.

Código:
 [quote][b]Título do Tópico:[/b] [espaço] Nome do lugar.
[b]Descrição do Tópico:[/b] Base de [insira nome do personagem] (caso possua algum vínculo com um personagem) ou Genérico (caso não possua vínculo com personagens).
[hr]

[b]Nome do Lugar[/b]
[b]Aspectos:[/b] Liste os aspectos referentes ao lugar.
[b]Localização:[/b] Em que lugar do cenário está localizado.
[b]Descrição:[/b] Descreva o lugar. Atente para a quantidade de parágrafos e linhas de acordo com o tipo de lugar.[/quote]

Após a construção da base/genérico, deve-se informar a Administração para analisar o lugar e caso esteja coerente o material, ser postado no fórum Ambiente.

Coadjuvante

Coadjuvante nada mais é que um NPC que possui um vínculo com um personagem, o que torna este NPC importante e diferente das demais pessoas comuns do cenário. O Coadjuvante não precisa necessariamente ser um parente ou um amigo, pode ser aquela garota misteriosa que sempre surge para dar dicas nos momentos mais inesperados, atuando como consciência do personagem, ou aquele rival que vive tentando desafiar o personagem a provar que é melhor que ele – independente de ser ou não. Um Coadjuvante é um personagem que possui muita importância na história de um personagem, mas não suficiente a ponto de ser um protagonista – como os personagens dos jogadores são.

Cada personagem tem direito a listar um NPC como Coadjuvante gratuitamente, passando a ter um vínculo com o mesmo e tornando-o importante a ponto dele ter uma postagem com descrição própria no fórum Ambiente. É possível que seu protagonista possa listar outros NPC’s como Coadjuvantes adquirindo uma graduação no feito “Benefício: Coadjuvante”: cada graduação concede a escolha de dois NPC’s adicionais como coadjuvantes. No caso do personagem citar outros NPC’s e não houver a aquisição do feito, o NPC será um figurante.

Figurante: o NPC não possui vínculo com nenhum personagem ou com o cenário. Ele é uma pessoa comum, do cotidiano, o que equivale a 75% da população do mundo abaixo. O histórico deve ser sucinto, sem muitos detalhes, tendo no máximo 3 parágrafos, não podendo passar de 10 linhas por parágrafo. Possui 3 Aspectos, 1 Raça e 1 Ocupação. O nível de desafio do NPC dependerá de sua situação:

• Aluno do 1º ao 4º ano, o figurante será de ND Fraco;
• Aluno do 5º ao 8º ano, o figurante será de ND Simples;
• Aluno do 9º ao 12º ano, o figurante será de ND Médio;
• Adulto, o figurante será de ND Alto.

Coadjuvante: o NPC possui um vínculo com um personagem ou com o cenário. Ele é uma pessoa tão extraordinária quanto os protagonistas, com um potencial mais desenvolvido, o que corresponde a 25% da população mundial. O histórico pode ter até 5 parágrafos, não podendo passar de 10 linhas para cada parágrafo – devendo ser objetivo para consultas. Possui 5 Aspectos, 1 Raça e 1 Ocupação. O nível de desafio do NPC dependerá de sua situação:

• Aluno do 1º ao 4º ano, o coadjuvante será de ND Simples;
• Aluno do 5º ao 8º ano, o coadjuvante será de ND Médio;
• Aluno do 9º ao 12º ano, o coadjuvante será de ND Alto;
• Adulto, o coadjuvante será ND Forte.

Por fim, NPC’s com vínculo ao cenário e a um evento, em média, terão o mesmo Nível de Desafio e restrição de um Coadjuvante, podendo ter justes no Nível de Desafio de acordo com o elemento do cenário ou o nível de dificuldade de um evento – mas neste caso estará sob controle da Administração.

A ficha do NPC deve ser postada no fórum “Oficina” e conter as seguintes informações:

Título do Tópico: [elenco] Nome do NPC.
Descrição do Tópico: Coadjuvante de [insira nome do personagem] (caso possua um vínculo com um personagem) ou Figurante (caso não possua um vínculo com um personagem).



Nome do NPC
Histórico: Descreva o histórico do NPC, bem como sua personalidade e particularidades. Atente para os limites de parágrafo e linhas de acordo com o tipo de NPC.
Aspectos: Liste os aspectos referentes ao NPC.
Raça: Liste a Raça do NPC.
Ocupação: Liste a ocupação do NPC.
Nível de Desafio: Liste o Nível de Desafio do NPC.
Responsável: Especificar quem é o responsável pelo NPC.

Código:
[quote] [b]Nome do NPC[/b]
[b]Histórico:[/b] Descreva o histórico do NPC, bem como sua personalidade e particularidades. Atente para os limites de parágrafo e linhas de acordo com o tipo de NPC.
[b]Aspectos:[/b] Liste os aspectos referentes ao NPC.
[b]Raça:[/b] Liste a Raça do NPC.
[b]Ocupação:[/b] Liste a ocupação do NPC.
[b]Nível de Desafio:[/b] Liste o Nível de Desafio do NPC.
[b]Responsável:[/b] Especificar quem é o responsável pelo NPC.[/quote]

No caso do Responsável, o uso do NPC possui duas formas: Livre, em que o NPC está livre para seu uso em qualquer RP, por qualquer pessoa. Privado, em que o NPC está sob controle de um jogador que deverá autorizar as ações no uso do NPC por qualquer outra pessoa que não ele. Estar sob controle de um jogador não o permite ter login próprio, apenas que as ações e interações devem ter autorização do responsável pelo NPC para evitar problemas ou usos inadequados. Figurantes são considerados automaticamente de responsabilidade “Livre”.

Após a criação do Coadjuvante/Figurante, deve-se informar a Administração para analisar o NPC e, caso esteja coerente o material, ser postado no fórum Ambiente.

Boa Ventura!

Atenciosamente,
Lugar Nenhum



_________________
"Se o Destino for mesmo um Moinho...
Nós somos os grãos esmagados em seu mover."



"Se não posso proteger apenas estendendo a minha mão, desejo uma espada...
Um poder capaz de despedaçar o Destino deve ser como a lâmina de uma espada."


"Você encontra a Aventura
Ou a Aventura encontra Você".
avatar
Leishmaniose
Cachorro Quente
Cachorro Quente

Sagitário Cachorro
Mensagens : 1511
Data de inscrição : 29/09/2010
Idade : 34

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum