Lugar Nenhum - Guia de Construção de Personagens

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Lugar Nenhum - Guia de Construção de Personagens

Mensagem por Leishmaniose em Qui Jul 02, 2015 3:58 am

Guia de Construção de Personagens

“Nós somos gratos por não termos formas.”
(Tito Kube, “Bleach”)


Olá,

Para jogar em Lugar Nenhum você precisa criar um personagem. O personagem é como um protagonista de um livro, seriado ou filme, que vivenciará as histórias que serão contadas no RPG. O fórum utiliza como sistema de mecânicas o sistema DK 20, cujas regras de construção de personagens podem ser encontradas no tópico Livro de Personagem.

O presente guia busca auxiliar na criação rápida de um personagem para Lugar Nenhum, bem como construir sua ficha no sistema DK20, apresentando em conjunto os passos utilizados na Seleção de Personagens.




1º Passo: Cadastro.

Lugar Nenhum é um fórum aberto. Ou seja, seus espaços estão abertos à visualização sem a necessidade de um cadastro – exceto a área Administrativa, por motivos de organização. A Administração optou por esse formato pra evitar que o excesso de cadastros só pra “ver o jogo”, resultando em contas fantasmas que darão trabalho para serem limpas.

O Cadastro, portanto, só é necessário se você gostar da nossa proposta e quiser jogar.

Ele deve ser feito pensando no seu personagem, tendo o nome e sobrenome do personagem no nome de usuário, bem como os dados no perfil devem ser preenchidos com os dados dele – apenas no campo “jogador” você põe o seu nome real ou apelido.

Recomenda-se o uso de nomes e sobrenomes brasileiros, ou no mínimo comuns no Brasil na região de origem do personagem (como sobrenomes alemães no interior de Santa Catarina, por exemplo). Caso ainda assim deseje um sobrenome exótico como nos livros, procure um homônimo ou jogo de palavras em português – Lovegood, Amorterno; Feywild, Belamata.




2º Passo: Conceito.

Defina os conceitos do seu personagem. Qual a cidade natal dele? Qual sua raça? Qual sua idade? Qual sua personalidade? A que torre ele pertence? Qual sua aparência? Esse conceito vai auxiliar nos próximos passos, que é a construção da ficha de Personagem.

Inicialmente somente personagens crianças serão permitidas, então é preciso que o personagem pertença a um dos seguintes anos letivos:

• 6º Ano – com idade de 12 anos no início do ano letivo.
• 8º Ano – com idade de 14 anos no início do ano letivo.
• 10º Ano – com idade de 16 anos no início do ano letivo.

O Ano Letivo é como o ano letivo das escolas e colégios brasileiros, tendo seu início em fevereiro – geralmente após o carnaval.

Você também nessa etapa, pode dar uma olhada nas Raças e Ocupações disponíveis para personagens. Cada raça possui uma cultura e comportamento particulares, enquanto cada ocupação dá uma forma de percepção da vida escolar ao personagem – de qual será sua postura nos estudos e atividades. No Capítulo [http://www.lugarnenhum.org/t7-livro-de-personagem#11]Aspectos[/url] você encontra algumas perguntas que podem ajudar na sua definição de Conceitos do seu personagem.




3º Passo: Aspectos.

A partir dos conceitos pensados do personagem no segundo passo, chegou a hora de elaborar seus Aspectos. Aspectos são 10 itens que dão uma noção de quem é o personagem, com quem ele está conectado e o que é importante para ele a ponto de afetá-lo em jogo. Eles podem ser relacionamentos, crenças, frases fortes, descritores ou qualquer outra coisa importante para o personagem – e importante mesmo, porque eles poderão ser usados pela Administração, por você e pelos demais jogadores durante uma história.

Os Aspectos em Lugar Nenhum substituem as tradicionais biografias e históricos. Defina cada Aspecto em uma frase, procurando deixar dois aspectos para cada uma das seguintes categorias:

• História do Personagem;
• Objetivos do Personagem;
• Personalidade do Personagem;
• Gostos e Preferências do Personagem;
• Aparência do Personagem.

O Capítulo Aspectos apresenta algumas perguntas que podem auxiliá-lo na definição dos Aspectos. Também há exemplos, mostrando como se deve proceder na elaboração de tais elementos da ficha do seu personagem.

Observação: Se você gosta de desenvolver a biografia e materiais do seu personagem, não é preciso se preocupar. Há um lugar, o sub-fórum Story Line, onde você poderá postar sua Story Line contendo tais elementos, conforme explicado no tópico Story Line




4º Passo: Atributos.

Escolha os valores de Atributos do seu personagem. Os atributos definem as capacidades físicas e mentais que são básicas no personagem – como velocidade, inteligência, força muscular, força de vontade entre outras que auxiliam nas suas ações.

O personagem começa com uma quantidade de pontos iniciais de Atributo de acordo com o ano letivo em que se encontra. O Limiar indica o máximo de pontos que é possível gastar em um único atributo, variando de acordo com o ano letivo.

• 6º ano: 6 pontos para distribuir e limiar 2.
• 8º ano: 7 pontos para distribuir e limiar 3.
• 10º ano: 8 pontos para distribuir e limiar 4.

Para saber o que cada Atributo faz e no que ele será utilizado no jogo, consulte o Capítulo Atributos.

Observações: Não é possível deixar nenhum Atributo abaixo de 0 pra tentar ganhar pontos a mais para distribuir. O DK20 não utiliza mecânicas de Desvantagem.




5º Passo: Raças.

Escolha a raça do seu personagem, a que melhor se encaixa com o conceito que você imaginou para o personagem na 2ª etapa. Realize os ajustes de atributos, caso haja, somando os valores de bônus e diminuindo os de penalidade. Por fim, anote no modelo da ficha os feitos e bônus ganhos na raça, colocando-os em itálico e com um parêntese “(Racial)” identificando-os – vide modelo abaixo.

Para saber quais raças estão disponíveis para personagens jogadores, consulte o Capítulo Raças.

Observações:

1. Caso, ao aplicar o ajuste de atributo da raça, algum atributo fique com -1, não há razão para reajuste. É porque aquela penalidade indica a dificuldade da raça em desenvolver aquele atributo – o fato de haver uma penalidade não indica ganho de pontos de atributos adicionais.

2. Caso, ao aplicar o ajuste de atributo da raça, algum atributo ultrapasse o limiar, não há razão para reajuste. É porque este bônus indica a facilidade da raça em desenvolver aquele atributo.





6º Passo: Ocupação

Escolha sua Ocupação. A Ocupação representa a forma como o personagem interpreta o colégio e qual a sua postura nele. Como os personagens jogadores inicialmente são alunos, em vez de carreiras profissionais, as ocupações estão ligadas à panelinhas encontradas em um colégio. Por fim, anote no modelo da ficha os feitos e perícias ganhos na ocupação, colocando-os em itálico e com um parêntese “(Ocupação)” identificando-os – vide modelo abaixo.

Para saber quais ocupações estão disponíveis para personagens jogadores, consulte o Capítulo Ocupações.




7º Passo: Feitos.

Escolha os Feitos do Personagem. Feitos são detalhes incomuns e raros que oferecem certas vantagens a um personagem ou melhoram capacidades que ele já possuía, diferenciando-o dos demais personagens.

O personagem começa com uma quantidade de pontos iniciais de Feito de acordo com o ano letivo em que se encontra. O Limiar indica o máximo de pontos que é possível gastar em um único feito, variando de acordo com o ano letivo.

• 6º ano (aproximadamente 12 anos de idade): 4 pontos para distribuir e limiar 2.
• 8º ano (aproximadamente 14 anos de idade): 5 pontos para distribuir e limiar 3.
• 10º ano (aproximadamente 16 anos de idade): 6 pontos para distribuir e limiar 4.

Os Feitos estão listados no Capítulo Feitos. Após adquirir os feitos, não esqueça de incluir na ficha, em itálico, os Feitos ganhos com a Ocupação e com a Raça, discriminado-os com um parênteses após o nome do feito: (Ocupacional) ou (Racial).




8º Passo: Perícias.

Escolha as Perícias do Personagem. Perícias são conhecimentos teóricos e práticos aprendidos através do treinamento, que durante o jogo diminuem a dificuldade em relação às atividades realizadas referentes àqueles conhecimentos. Como todos os personagens estão na Faixa Adolescente, que vai dos 10 anos de idade aos 19 anos de idade, começam com uma mesma quantidade de perícias treinadas:

• 6 + valor de Inteligência.

A Lista de Perícias está no Capítulo Perícias. Após adquirir as perícias que seu personagem possui, adicione em itálico, as perícias ganhas com a Ocupação, com a Raça e uma relacionada ao Idioma Nativo – no caso de personagens crescidos no Brasil, o idioma gratuito é Português – discriminando-as com parênteses: (Ocupacional), (Racial) e (Nativo).

Observações:

1. Não é necessário distribuir pontos nas perícias, você só precisa escolhê-las na lista. Se você tem 7 perícias, você vai lá e escolhe 7 perícias.

2. Nos raríssimos casos em que o personagem não tenha crescido em um país onde se fale Português, como o Brasil e Portugal, ele deverá adquirir a perícia "Idioma: Português" utilizando uma de suas perícias treinadas. A prova de Português é uma das mais importantes no E.N.E.M. (Exame do Nível Extraordinário de Magia) realizado pelo colégio. Sem uma nota excelente nessa prova, não é possível o ingresso de estrangeiros em Breasail.





9º Passo: Magias.

Escolha as Magias Conhecidas do Personagem. As magias são os poderes de um feiticeiro, a habilidade de moldar a realidade com sua vontade através de um feitiço. As magias conhecidas são as magias que os personagens sabem de cor e salteado, capazes de lançar sem precisar fazer consultas ou se concentrar para lembrar como faziam. O personagem começa com uma quantidade de magias conhecidas de acordo com seu ano letivo:

• Nível 2 (6º Ano): Sabedoria + 4;
• Nível 3 (8º Ano): Sabedoria + 5;
• Nível 4 (10º Ano): Sabedoria + 6.

A Lista de Magias se encontra no Capítulo Magias.




10º Passo: Postar a Ficha.

Com a ficha finalizada, você a posta seguindo o modelo abaixo – os dados inseridos abaixo são meramente ilustrativos, qualquer semelhança com a vida real é mera coincidência.

Título do Tópico: SANDIEGO, Carmen.
Descrição: Tô na área e se derrubar é pênalti!




Dados Técnicos

Nome do Jogador: Lorena, também conhecida como Lory.

Forma como conheceu o fórum: A Roberta (Beta) me indicou.

Já participou de outros fóruns de temática Potteriana? Se sim, quais? Sim. No Obliviate, Fidelius Charm, Durmstrang do Alohomorra, Beauxbatons do Aventuras Diversas e no Beauxbatons IZ (Bobatão).

Avatar: Georgia Blane, modelo do Deviantart.

Cor: Darkred.

Matrícula: 8º Ano e Lume.




Ficha


Descritores:

    Nome: Carmen Sandiego. Gênero: Feminino. Data de Nascimento: 24/04/1999 (14 anos). Nacionalidade: Brasileira. Altura: 1,45m. Peso: 45kg. Raça: Feiticeira. Ocupação: Alone. Torre: Lume. Ano: 8º.


Aspectos:

  • “Cristine Andrade? Não, não conheço ninguém com esse nome. Meu nome é Carmen Sandiego.”;
  • “Ninguém vai encostar um dedo sequer em um inocente aqui! Não no meu turno!”;
  • “Qualquer feiticeiro maligno vai se arrepender ao cruzar o meu caminho!”;
  • “Não vou desistir enquanto o meu irmão não pagar pelo que fez!”;
  • “Imperceptível como uma sombra.”;
  • “Ratos! Odeio ratos!”;
  • “Nenhuma mulher resiste a chocolate, sweet. Principalmente eu.”;
  • “Não sei o que seria de mim sem você, Roberto.”;
  • “Ei, eu tenho 14 anos, tá?!”;
  • “Olhos amendoados, sweet. Como os de uma ninfa.”.


Atributos (7 pontos):

  • Força: 0;
  • Destreza: 4*;
  • Constituição: 0;
  • Inteligência: 3;
  • Sabedoria: 0;
  • Carisma: 2*.

    * +1 da raça Feiticeira.


Feitos (5 pontos):

  • Atraente;
  • Auto-Suficiente: Furtividade (Ocupacional);
  • Benefício: Coadjuvante – Roberto;
  • Diligente (Ocupacional);
  • Faz Tudo;
  • Feiticeiro Dinâmico: Inteligência
  • Maestria em Perícia: Furtividade (Ocupacional);
  • Magia (Racial);
  • Pesquisador;
  • Prontidão (Ocupacional);
  • Proficiência com Arma Exótica: Varinha (Racial);
  • Sorrateiro II (I Ocupacional).


Perícias Treinadas (6 + Inteligência: 9):

  • Acrobacia;
  • Arcanismo (Racial);
  • Diplomacia;
  • Enganação (Ocupacional);
  • Esquiva;
  • Furtividade (Ocupacional);
  • Idioma: Português (Nativo);
  • Indagação;
  • Intuição;
  • Investigação;
  • Ladinagem;
  • Luta;
  • Percepção (Ocupacional);
  • Perseverança (Ocupacional);
  • Tiro;
  • Tolerância (Ocupacional).


Magias Conhecidas (5 + Inteligência: 8 ): ¹

  • Detectar Magia;
  • Disfarce Ilusório;
  • Escuridão;
  • Invisibilidade;
  • Patas de Aranha;
  • Prestidigitação;
  • Som Fantasma;
  • Visão no Escuro.


Importante: Sempre nomear o tópico da ficha com o sobrenome do personagem em letras maiúsculas, seguido do restante do nome. A descrição deve conter uma frase-citação que esteja relacionada ao personagem – caso não tenha ideia de uma frase de música ou livro, pode utilizar um Aspecto.

Observação¹: Para acrescentar espaços para feitos, perícias e magias conhecidas, é necessário incluir “[ * ]” dentro da tag [ list ] [/ list ] (sem espaço, tanto asterisco quanto o código list).

Observação ²: Feitos e perícias que não tiveram custo devem estar em itálico e com um parênteses com o nome (Ocupacional), (Racial) ou (Nativo – somente no caso do idioma nativo), para que se torne mais fácil identificá-las.

Código:
[b]Dados Técnicos[/b]

[b]Nome do Jogador:[/b] Seu nome real ou apelido.

[b]Forma como conheceu o fórum:[/b] descreva como conheceu o fórum. Foi através de um amigo? Foi enquanto pesquisava no Google? Foi em algum banner em outro fórum? Etc.

[b]Já participou de outros fóruns de temática Potteriana? Se sim, quais?[/b] responda se participou ou não de algum outro fórum no universo de Harry Potter. Se a resposta for positiva, diga qual/quais.

[b]Avatar:[/b] nome do photoplayer utilizado no avatar do personagem. Lembre-se de verificar se ele já não está registrado, para evitar o surgimento de gêmeos improváveis e confusões.

[b]Cor:[/b] o código da cor de fonte usado para as falas do personagem.

[b]Matrícula:[/b] Ano e Torre do seu personagem.

[hr]

[center][img]Avatar[/img][/center]

[b]Descritores:[/b] [list]Nome: nome do personagem. Gênero: gênero do personagem. Data de Nascimento: dia/mês/ano de nascimento (idade). Nacionalidade: país em que nasceu o personagem. Altura: altura do personagem. Peso: peso do personagem. Raça: raça do personagem. Ocupação: ocupação escolhida. Torre: casa escolhida. Ano: ano letivo escolhido.[/list]

[b]Aspectos:[/b] [list][*] “Frase-aspecto.”;
[*] “Frase-aspecto.”;
[*] “Frase-aspecto.”;
[*] “Frase-aspecto.”;
[*] “Frase-aspecto.”;
[*] “Frase-aspecto.”;
[*] “Frase-aspecto.”;
[*] “Frase-aspecto.”;
[*] “Frase-aspecto.”;
[*] “Frase-aspecto.”.[/list]

[b]Atributos:[/b] [list][*] [b]Força:[/b] 0;
[*] [b]Destreza:[/b] 0;
[*] [b]Constituição:[/b] 0;
[*] [b]Inteligência:[/b] 0;
[*] [b]Sabedoria:[/b] 0;
[*] [b]Carisma:[/b] 0.[/list]

[b]Feitos:[/b][list][*] [i]Magia[/i] (Racial);
[*] [i]Proficiência com Arma Exótica: Varinha[/i] (Racial);
[*] Feito;
[*] Feito;
[*] Feito (se houver);
[*] Feito (se houver);
[*] Feito (se houver).[/list]

[b]Perícias Treinadas:[/b][list][*] Perícia;
[*] [i]Arcanismo[/i] (Racial);
[*] Idioma: [i]Nativo[/i] (Nativo);
[*] Perícia;
[*] Perícia;
[*] Perícia;
[*] Perícia.[/list]

[b]Magias Conhecidas:[/b][list][*] Magia;
[*] Magia (se houver);
[*] Magia (se houver).[/list]





10º Passo: Análise.

A ficha postada será analisada para ver se não há nenhum erro. Caso algum erro seja encontrado, um Administrador postará no tópico da ficha notificando-o para que seja feita a correção. Não havendo nenhum erro, a ficha será aprovada.

Com a aprovação, o tópico será trancado e movido para o fórum de Fichas Aprovadas. Você poderá então participar do jogo, atente para as regras para evitar confusões, bem como montar a Story Line do seu personagem, com a biografia, histórico, timeline das suas postagens em on-game, listas de relacionamento, entre outros materiais que deseje.

Boa Ventura!

Atenciosamente,
Lugar Nenhum






_________________
"Se o Destino for mesmo um Moinho...
Nós somos os grãos esmagados em seu mover."



"Se não posso proteger apenas estendendo a minha mão, desejo uma espada...
Um poder capaz de despedaçar o Destino deve ser como a lâmina de uma espada."


"Você encontra a Aventura
Ou a Aventura encontra Você".
avatar
Leishmaniose
Cachorro Quente
Cachorro Quente

Sagitário Cachorro
Mensagens : 1511
Data de inscrição : 29/09/2010
Idade : 34

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum